-
Arquitetos: ComA, Architecture and Design
- Área: 214 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:João Morgado
-
Fabricantes: AutoDesk, CS Telhas, Daikin, Jular, Revigres, Robbialac, Sosoares, Torneiras OFA
Descrição enviada pela equipe de projeto. Morfologicamente, esta construção mantém a altura e cumeeira da construção existente. Os afastamentos ao lote são mantidos, bem como os alinhamentos ao arruamento e edifícios envolventes, com excepção ao alçado tardoz, onde é efectuado a ampliação do edifício, sem prejuízo dos índices de edificabilidade e permeabilidade admitidos pelo regulamento do Plano Director Municipal de Lisboa. O piso 0, piso principal da habitação, é onde se encontra a área de Estar, Jantar, Cozinha, Escritório e Instalação Sanitária Social. No piso 1, encontram-se dois quartos, cada um com a sua Instalação sanitária e área de roupeiro. Cada um tem uma varanda de apoio. Todo o sótão será usado como arrumo e áreas técnicas necessárias para a implementação de energias renováveis e máquinas de ar condicionado.
Temos a garagem para dois lugares de estacionamento, lavandaria, arrecadação, áreas técnicas e instalação sanitária de apoio a estes espaços no piso em cave. No espaço exterior, temos um pequeno jardim à frente da moradia, onde se encontra um canteiro, que faz fronteira com o exterior, criando uma protecção visual com vegetação, tipo sebes. Esta área exterior tenta enquadrar-se com a envolvente, sendo plantados arbustos semelhantes aos existentes. Junto da cozinha, é plantado uma área de ervas aromáticas. É criado um canteiro junto à entrada principal, com Herbáceas, sub-arbustos de revestimento, que faz de barreira de protecção ao desnível que temos com o acesso à garagem. No jardim a tardoz, temos uma pequena piscina para lazer, o deck de apoio à sala, em madeira tipo Tecnowood e uma área ajardinada. A privacidade a esta área exterior, é também resolvida com uma plantação de sebes, junto ao muro do lote. A edificação é revestida com um embasamento em pedra até à altura dos vãos do piso 0, o restante é revestido a reboco com pintura cinzento claro apropriada ao exterior. Nas áreas das varandas do piso 1 e espaços exteriores situados na cobertura, o revestimento e pavimentos são em Madeira, tipo Thermowood. Todo o edificado terá uma proteção térmica pelo exterior, com um sistema ETICS.
Propõe-se para a cobertura um sistema invertido, com protecção térmica e será revestida com telha plana, tipo CS telhas, modelo Plasma. As Caixilharias exteriores são em alumínio anodizado bronze com corte térmico preenchidas por vidros duplos com protecção UV. Todos os vãos, à excepção do vão da cozinha e porta de entrada, têm estores metálicos, cor cinza claro. Não obstante a solução preconizada, que prevê a demolição da construção existente e a construção de um novo edifício, julga-se que este projecto terá um papel fundamental e servirá de impulso na crescente corrente de recuperação do património edificado que o mercado nacional tem presenciado nos últimos anos. Ao mesmo tempo que se mantêm as características morfológicas da construção existente e seus alinhamentos, o projecto não nega a sua contemporaneidade nas suas características formais e de conforto.